05 maio 2013

Cupcakes de Chocolate e Morango



Foi com a minha mãe que me iniciei na cozinha…começámos por fazer umas papinhas de bolacha para eu dar aos meus bonecos! E recordo-me de esperar impaciente que a minha mãe descascasse as cenouras…eu aproveitava as cascas para fazer uns caldinhos para bonecos adoentados! Fui evoluindo e comecei a colaborar a sério…em cima da cadeira (para chegar ao fogão) mexia com cuidado o creme de chocolate…Chegámos até a organizar as duas o baptizado da minha boneca Bia…um lanchinho apetitoso com tudo aquilo que pertence numa festa como esta! Boas tardes que eu passava com a minha mãe...momentos de muita cumplicidade e de gargalhadas sinceras! Para mim, ser mãe é, em primeiro lugar, ser amiga...é entrar nas nossas fantasias de criança, é emprestar-nos os seus sapatos de salto alto, as suas pinturas...é fazer parte dos nossos contos de fada!
Fui crescendo e a nossa ligação tornou-se cada vez mais forte…o seu olhar cúmplice tranquiliza-me nos momentos difíceis e transborda euforia quando partilho as minhas alegrias!
Obrigada Mãe por seres tão presente!
Hoje dedico-te este miminho…espero que gostes!



Receita Cupcakes de Chocolate e Morango
(8 cupcakes)

Queques
2 Ovos
75 gr de Açúcar
40 gr de Farinha
50 gr de Manteiga
1 pitada de Sal
60 gr de Chocolate negro para fundir
1 colher de chá de Cacau em pó
Manteiga e Farinha para untar formas

Cobertura
300 gr de Queijo creme
1 colher de chá de Aroma de Morango
2 colheres de sopa de Açúcar em pó
1 colher de sopa de Manteiga
Corante alimentar rosa
Morangos para decorar


1. Pré-aqueça p forno a 200º. Unte com manteiga as formas para queques e polvilhe com farinha.

2. Separe as gemas das claras. Bata as gemas com 50 gr de açúcar e a manteiga até obter um preparado esbranquiçado.

3. Entretanto derreta o chocolate negro em banho-maria. 

4. À parte, bata as claras em castelo com o resto do açúcar e uma pitada de sal.

5. Adicione as claras ao preparado anterior, assim como, o chocolate derretido, a farinha e a colher de cacau em pó. Envolva delicadamente.

6. Coloque nas formas e leve ao forno por 20 minutos.

7. Entretanto prepare a cobertura, juntando todos os ingredientes e batendo um pouco para misturar bem todos os sabores. Se preferir pode juntar mais açúcar para quebrar um pouco mais a acidez natural do queijo. Quando os queques já tiverem arrefecido, decore-os com este creme e com pequenos cubos de morango.


10 comentários:

  1. Ficaram lindos :D Que bom aspecto :D Uma prendinha bem deliciosa para o dia da mãe :D

    Beijinhos e tem um bom Domingo! :D

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos,adoro a combinação morango e chocolate.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Estão lindos um mimo.

    Beijinhos e uma boa semana
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que espectaculo de cupcakes e essas forminhas são um mimo.. :)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por estares também sempre presente, pois só tu sabes tranquiliza-me com o teu olhar cúmplice como que a dizer-me - está tudo bem Mãe. És tão linda! Muitos beijos de carinho Mãe

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso do teu texto e das tuas fotos :) estão lindas :3 Eu comecei a cozinhar com a minha avó, foi ela quem me passou o prazer para cozinhar e é ainda ela quem se põe atras de mim enquanto cozinho para ver se estou a fazer tudo bem. No entanto também costumo cozinhar com a minha e é sempre uma diversão.

    Não conhecia o teu blog, mas gostei imenso dele :) já o sigo.
    Se quiseres vem visitar o meu: http://naminhacozinha-5.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Estou sem palavras... Adorei o texto, a receita, as forminhas, as fotos! enfim tudo!! Lindo lindo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto delicioso Inês!!! Adorei o blog, com uma excelente apresentação :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei os cupcakes, mas mais ainda a mensagem que passou da Mãe, uma ternura, um encanto
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Oh Madame!
    Que adereços lindos tu tens! Essa gaiolinha é uma delícia! E os cupcakes de babar! Essa crosta por cima!!!... deviam estar uma delícia!
    Beijos para ti e para a mommy também.
    CláudiaV

    ResponderEliminar