18 setembro 2013

Cupcakes de Cenoura com Chocolate


Há uns tempos atrás tivemos obras cá em casa e, por isso, fomos passar umas semanas a casa da minha avó.

Nada melhor do que chegar a casa depois de um dia de trabalho e termos alguém à nossa espera com um sorriso sincero e com os braços abertos. Claro está que também tínhamos sempre à nossa espera um jantarzinho delicioso! Sem esquecer as marmitas para levar para o almoço do dia seguinte! As avós acham sempre que os netos estão magros e que precisam de ser bem nutridos…a minha avó não é excepção, e dava gosto ver os seus olhinhos brilhantes enquanto devorávamos os seus cozinhados!

Num desses serões, sentei-me no sofá rodeada com os seus livros de receitas! Adoro receitas com história, livros escritos à mão com dedicação e preceito…sem saltar partes e com dicas importantes! Gosto quando chego a uma página e reparo que está cheia de pingas de gordura, de chocolate…percebo que foi uma receita repetida várias vezes ao longo dos anos! Tirei várias notas nessa noite e conversei  com a minha avó que me foi esclarecendo com ternura todas as minhas perguntas.

A receita que hoje partilho tem por base o bolo de cenoura da minha avó, fiz apenas pequenas adaptações. O resultado: uns bolinhos fofos e macios…e cheios de memórias!




Receita Cupcakes de Cenoura com Chocolate
(cerca de 10 cupcakes)

Queques
150 gr de cenoura crua
2 Ovos grandes
75 ml de óleo
200 gr de Açúcar mascavado
150 gr de Farinha
1 colher de sopa (bem cheia) de Amêndoa em palitos
1 colher de chá de Fermento em pó
2 colheres de sopa de Leite em pó

Cobertura 
200 gr de Queijo Creme
1 colher de sopa de Manteiga amolecida
2 colheres de sopa de Leite
300 gr de Açúcar em pó baunilhado
75 gr de Chocolate em pó (usei Pantagruel)
50 gr de Chocolate de culinária derretido (usei Pantagruel)
1 colher de sobremesa de Mel
"Confettis" para decorar


1. Pré-aqueça o forno a 180º.

2. Lave as cenouras, descasque-as, corte-as em pedaços e coloque no liquidificador. Adicione os ovos, o óleo e  a amêndoa e triture tudo durante 5 minutos.

3. À parte, numa taça, coloque o açúcar, a farinha, o leite em pó e o fermento. Junte o preparado anterior, envolvendo bem com a ajuda de uma colher de pau.

4. Coloque as forminhas de papel dentro das formas para queques e verta o preparado.

5. Vai ao forno cerca de 30 minutos.

6. Para a cobertura, junte todos os ingredientes e misture bem com a batedeira. Decore os queques com o saco de pasteleiro. Decore com "confettis".

13 comentários:

  1. Gostei imenso destes queques, ficaram com um aspecto magnifico e com a história que têm por detrás de certeza que são ainda melhores!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos e com cenoura devem ser tão bons!!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Estes cupcakes são divinais!!!! ou melhor, eram divinais ;)

    ResponderEliminar
  4. Estes cupcakes são divinais!!!! O seu aspecto é de facto magnifico, mas o sabor, textura.... acho que mais ainda!

    ResponderEliminar
  5. Oh, que ternura de texto, como te percebo! :)
    Uma receita cheia de sabor e afecto, do que a vida tem de melhor.
    Adorei os cupcakes, super cute.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    descobri o seu blogue através do facebook e estou maravilhada. Faz coisas super apetitosas e as fotografias são lindas!
    Parabéns!
    Estes cupcakes estão um mimo :)

    Beijinhos
    Sofia
    http://paladarescompanhia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ui! Que bom aspecto! Tenho ali umas cenouras que estão mesmo a pedir ser transformadas em cupcakes. Mas tenho um problema: não tenho leite em pó... É possível eliminar ou substituir?

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana! Obrigada! O leite em pó ajuda no sabor e na consistência do queque, mas penso que poderá eliminar. Depois conte como correu!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Estas são sem dúvida as melhores receitas de todas! As que trazem consigo boas memórias, acho que é essa a magia que faz com sejam tão boas!
    Adorei o teu blogue, e adorei a imagem da capa, lá em cima. Está o máximo!! Parabéns!
    Um beijinho,
    Vera.

    ResponderEliminar
  10. Excelente sugestão.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha



    P.S.: Tenho passatempo a decorrer no blog: giveaway | post 200

    ResponderEliminar
  11. Ai que coisa boa!
    Tenho uma receita de torta de cenoura que é DIVINAL... será boa ideia transformá-la nuns cupcakes???
    E as fotos... maravilhosas!
    Beijinhos Madame :-)
    CláudiaV

    ResponderEliminar