03 outubro 2013

Bolo de Pistáchio com cobertura de Chocolate


É com enorme satisfação que venho hoje comemorar ter chegado aos 100 seguidores aqui do blog! Obrigada a todos pelas partilhas, comentários e palavras de incentivo!

Um bolo é sempre uma óptima forma de festejar...seja qual for a razão! 
Já tinha experimentado este bolo e na altura fiquei completamente rendida, por isso, escolhi-o para hoje. Queria presentear-vos com algo especial!
Espero que gostem tanto como eu!
Obrigada!



Receita Bolo de Pistáchio com cobertura de Chocolate

Bolo
55 gr de Pistáchio (sem sal e já descascado)
170 gr de Manteiga amolecida
170 gr de Açúcar
3 Ovos
110 gr de Farinha já com Fermento 
Manteiga e Farinha para a forma

Cobertura
100 gr de Chocolate negro em tablete
100 ml de Natas
25 gr de Manteiga  
Pistáchio para decorar

1. Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.

2. Triture os pistáchios e reserve.

3. Bata o açúcar com a manteiga até obter um preparado esbranquiçado. Junte os ovos um a um e bata entre cada edição. Adicione os pistáchios e a farinha. Envolva bem.

4. Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 25 minutos.

5. Para a cobertura, deixe ferver as natas e retire do lume. Adicione o chocolate aos bocados e a manteiga. Envolva bem até atingir uma consistência homogénea e cremosa. Verta sobre o bolo. Decore com pedacinhos de pistáchio.



Este bolo foi inspirado numa receita que retirei do livro 500 Bolos, recomendado pelo Chefe Silva.

20 comentários:

  1. Parabéns e que venham muitos mais.
    Adorei o teu bolo ,com pistachios agrada-me e muito
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Vamos experimentar!
    Bjs,
    o merceeiro
    http://receitasdomercado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ui, que belo bolinho!
    Deve ser mesmo uma delícia.

    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Hum! deve estar uma delícia só.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro pistáchio. Este tem de ir para minha lista de a fazer :P
    *

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha!!
    Onde arranja pistachio sem sal, eu bem tenho procurado mas nada ;)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina! Pois, também tive dificuldade em encontrar! Estes comprei no mercado de Alvalade.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu adoro pistácios, mas nunca experimentei fazer bolo... Tenho de experimentar, está visto! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Está lindo o teu bolo! Adoro pistáchios, mas nunca comi num bolo... deve ser uma delícia!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu amo pistache, esse bolo ficou lindo

    abraço
    Daniel
    www.feitonahora.com

    ResponderEliminar
  10. Olá Inês!!

    Adoro o livro de onde tiraste esta receita :)) fico a salivar só de olhar para aquelas imagens!! Também já o tinha marcado no meu para fazer e agora que vi reproduzido por ti ainda fiquei com mais vontade de experimentar!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que bem que ia agora uma fatia com uma chávena de chá :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Huuummm! Este bolo convenceu-me.....
    Ainda hoje vou ter que fazer um bolinho.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Que aspeto delicioso :-)

    Vem ver o concurso que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns e que lindo bolo para comemorar.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  15. Muito bom aspecto o teu bolinho, adorei!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar