16 outubro 2013

Chili Vegetariano


Dia da Alimentação - À mesa com uma Nutricionista

Sendo que hoje se comemora o Dia da Alimentação, não o queria deixar passar sem o comemorar devidamente! :) Foi por isso que hoje convidei a nutricionista do Cozinhar com menos GAS para se sentar comigo à mesa e nos falar um pouco sobre os cuidados a ter na alimentação vegetariana, comentando a refeição que vos trago hoje...chili vegetariano servido com tortilhas ou arroz acompanhado por uma salada de agriões e pinhões!


"Uma excelente combinação vegetariana! Nesta refeição podemos encontrar o equilíbrio das proteínas, ou seja, ao combinarmos as leguminosas (soja e feijão) com um cereal (tortilhas de trigo ou arroz) obtemos uma proteína completa, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais, muito semelhante às proteínas animais. Note que deverá optar ou pela tortilha ou pelo arroz, para que não sobrecarregue a refeição com hidratos de carbono.

Além disso, ao acompanharmos este prato com uma salada de agriões e pinhões, conseguimos obter boas quantidades de ferro (um dos minerais que os vegetarianos têm de ter especial atenção para não terem carências). Por um lado, as leguminosas e os pinhões são fontes de ferro, por outro os agriões são ricos em vitamina C. Como o ferro dos vegetais (ferro não heme) tem uma absorção diferente do ferro animal (ferro heme), é importante que exista esta combinação com a vitamina C, que irá facilitar que o organismo aproveite ao máximo o mesmo."




Receita Chili Vegetariano

420 gr de Feijão encarnado cozido
8 colheres de sopa de Soja granulada
200 ml de Polpa de tomate
1 colher de sopa de Aipo picado
1 colher de sopa de Pimento vermelho picado
1 Cenoura
1 Cebola
2 dentes de alho
Pitada de Cominhos
Pitada de Coentros em pó
Pitada de Salsa em pó
Pitada de Oregãos
Pitada de Pimenta Cayenne
1 folha de Louro
Sal
2 colheres de sopa de Azeite
1/2 Piri-piri (opcional)

Possíveis Acompanhamentos
Arroz branco
Tortilhas de Trigo
Salada de Agriões com Pinhões

1. Demolhe a soja conforme as indicações da embalagem.

2. Corte a cebola, o alho e o aipo e refogue num pouco de azeite com uma folha de louro. Junte depois a cenoura em rodelas e o pimento vermelho picado. Caso prefira um sabor mais picante adicione meio piri-piri picado finamente.

3. Adicione a soja já escorrida e deixe por alguns minutos. De seguida, junte a polpa de tomate e tempere com sal e com as restantes especiarias. A soja por si só não tem sabor, pelo que as especiarias são muito importantes. No entanto, aconselho a ir juntando as especiarias em pitadas e, caso seja necessário, rectificar os temperos. Junte o feijão. Deixe apurar bem.

4. Para acompanhar opte por tortilhas de trigo ou se preferir por arroz branco. Sirva com uma salada de agriões e pinhões temperada a gosto.


6 comentários:

  1. Olá,
    Foi uma ótima iniciativa. A refeição esta com muito bom aspecto, gostei vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro chilli e o teu ficou uma delicia.
    Nunca fiz com soja mas gostei muito
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ola

    Pois sta foi uma excelente iniciativa minnha linda... alem do teu chilli ter ficado maravilhoso ficou bem saudavel... adorei


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Que bela sugestão. Gostei muito da ideia

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que excelente prato para festejar este dia tão especial!

    ResponderEliminar
  6. Chili... tão bom ehá tanto tempo que não faço nem como! Agora fiquei com vontade ;)
    Bjs

    ResponderEliminar